Ficalização

Polícia Civil e Equatorial deflagram operação contra furto de fios e cabos

A ação aconteceu em Rio Grande e São José do Norte, com apreensão de 15 quilos de material furtado e duas prisões

Foto: Divulgação PC - DP - Equipes visitaram, simultaneamente, 15 pontos de reciclagem de sucatas

Mais de 80 policiais e aproximadamente 30 viaturas participaram nesta terça (11) da Operação Metal, contra furto de fios e cabos em Rio Grande e São José do Norte. As fiscalizações foram feitas simultaneamente em 15 pontos de reciclagem de sucatas, com a prisão de duas pessoas em flagrante por receptação e apreensão de 15 quilos de material furtado.
Segundo a investigação, em São José do Norte, os furtos às redes elétricas de alta tensão têm causado enormes prejuízos à população que chega a ficar vários dias sem energia elétrica. Os delitos são praticados por criminosos tanto do Rio Grande do Sul como de fora do estado, em grupos “especializados” que furtam vários quilômetros de cabos de cobre de maneira “industrializada”, para serem vendidos a recicladoras, o que gera um lucro estimado em dezenas de milhares de reais.

Enfrentamento
Conforme a delegada regional, Lígia Furlanetto, os furtos de fios e cabos são crimes que prejudicam muito a população das duas cidades. “A ação de hoje foi mais um importante enfrentamento deste tipo de crime por parte da Polícia Civil, principalmente investigando e fiscalizando estabelecimentos suspeitos de receptação de material de cobre furtado. É importante salientar que esses estabelecimentos comerciais são responsáveis por fomentar este tipo de crime, estimulando a cadeia criminosa e que serão responsabilizados criminalmente.”

A operação, executada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das concessionárias e serviços delegado (DPRCP), do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DEIC), contou com apoio das delegacias da 7ª Região Policial e área técnica da CEEE Grupo Equatorial Energia para reconhecimento do material fiscalizado.

O Grupo Equatorial ainda não fechou o semestre deste ano quanto ao furto de fios e cabos. Mas, em 2022, aproximadamente 110 toneladas de cabos foram furtadas, representando aproximadamente um prejuízo de R$ 7 milhões. Em 2021, foram 51,5 toneladas furtadas, representando um prejuízo em torno de R$ 5 milhões.

Cidades mais impactadas
Segundo informações do grupo, as cidades mais impactadas são, em quantidade de ocorrências, Rio Grande, São José do Norte, Porto Alegre e as cidades do litoral norte: Tramandaí, Capão da Canoa e Balneário Pinhal. Inclusive São José do Norte, juntamente com Tramandaí, Capão da Canoa, Balneário Pinhal, Tavares, Mostardas, Osório e Arroio do Sal são as que registraram o maior número de ocorrências. Elas têm impactos de até 60% na Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e na Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).

Para evitar os furtos, a empresa vem substituindo os cabos de cobre pelos de alumínio, produto menos procurado no mercado. Em 2022, 150 quilômetros de cabos de cobre foram substituídos no litoral do Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Segundo no comando de facção criminosa de Rio Grande é preso em Minas Gerais Anterior

Segundo no comando de facção criminosa de Rio Grande é preso em Minas Gerais

Uma mulher e duas crianças morrem em incêndio em Rio Grande Próximo

Uma mulher e duas crianças morrem em incêndio em Rio Grande

Deixe seu comentário